sexta-feira, 26 de julho de 2024

Igreja Católica - Como Se Formou? - Parte 4

 Igreja Católica - Como Se Formou? - Parte 4

Imagem: Estátua representando Pedro e as "chaves" em Roma, Itália. A estátua lembra aos católicos que Pedro é que recebeu as chaves e que, portanto, é o Papa que tem "as chaves". Obviamente uma interpretação que nada tem a ver com a Bíblia, conforme o que vimos no texto acima.
.

- As "Chaves dos Céus" -
Os católicos também costumam citar "as chaves" que Pedro recebeu como "prova" de sua chefia. Lemos, então, em Mateus 16:19, (BJ: Versão bíblica católica Bíblia de Jerusalém): “Eu te darei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra será considerado ligado nos céus; o que desligares na terra será considerado desligado nos céus.”
O texto, também passa a impressão de que Pedro iria "controlar" as coisas (da igreja e do mundo) aqui na Terra e os céus iriam corroborar com este controle. Realmente, um poder muito grande para um homem só!
Mas, será que o texto quis dizer exatamente isso? O que essas chaves eram? E quantas eram?
.
- Quando Foram Dadas à Pedro?
O texto é claro. Jesus ainda daria as "chaves do Reino" à Pedro. Elas não lhe foram dadas naquele momento. Além disso o texto cita que Pedro, com aquelas chaves, ligaria ou desligaria as coisas aqui na Terra. Como é que Pedro exerceria tal poder? Pedro faria isso a partir dos "céus", quando morresse?
Não. Embora os católicos acreditem que Pedro ainda exerce poder nos céus,  acreditam também que ele exerceu este  poder aqui mesmo na Terra, ainda vivo, como um Papa. 
Mas, caso Pedro, com as "chaves", exercesse esse suposto poder aqui mesmo na Terra, a Bíblia relataria seus feitos e sua "chefia". Isso não aconteceu. Nenhum dos livros bíblicos, a partir dos Evangelhos, fala sobre uma "chefia" de Pedro. Não um único texto sobre Pedro que, visto dentro do contexto, mostram a alegada "chefia" dele.
.
- Quando as Chaves Foram Dadas? -
No livro de Apocalipse, escrito por João, sob inspiração do próprio Jesus, lá pelo ano 100, provavelmente quando Pedro já estava morto, fez-se referência a uma chave simbólica usada por Jesus (não por Pedro) para abrir oportunidades aos humanos de aprenderem sobre Seu Pai:
Assim, lemos em Apocalipse  3:7, 8, BJ: “Assim diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, o que abre e ninguém mais fecha, e fechando, ninguém mais abre . . . pus à tua frente uma porta aberta que ninguém poderá fechar.”
Se é Jesus, e não Pedro, o proprietário da chave do reino "nos céus", o que eram "as chaves" de Pedro?
Obviamente as "chaves" eram, não literais, mas espirituais. E foram dadas a Pedro, assim como também aos outros apóstolos e anciãos, no momento em que foram usadas. E elas vinham por meio de por meio de inspirações ou poderes divinos (como os de cura, exorcismos e profecias). Uma vez usadas, eles não a tinham mais, até que outras chaves lhes fossem dadas.
.
- Quantas "Chaves" Foram Dadas? -
O contexto bíblico das viagens missionárias de Pedro indica que as “chaves” que lhe foram confiadas eram duas. E foram, as duas usadas para abrir (a judeus, samaritanos, gentios) a oportunidade de receberem o espírito de Deus, a fim de entrarem no "Reino dos céus", que também vigoraria aqui na Terra.. 
Eles se converteriam, seriam batizados e receberiam o espírito santo de Deus, através da imposição de mãos dos apóstolos... que incluía também Pedro.
As chaves dadas a Pedro eram então oportunidades espirituais que, através de sua pregação às pessoas passariam a fazer parte dos cristãos.
E quando as chaves foram usadas?
.
- A Primeira Chave - 
Pelos relatos bíblicos, Pedro usou suas chaves ainda em vida. A primeira foi usada com os "homens da Judeia". Assim, lemos em Atos 2:14-39, BJ
.
Pedro, de pé com os Onze, ergueu a voz e assim lhes falou: ‘Homens da Judeia e habitantes todos de Jerusalém . . . Deus constituiu Senhor e Cristo, a esse Jesus que vós crucificastes.’ Ouvindo isto, sentiram o coração transpassado e perguntaram a Pedro e aos apóstolos: ‘Irmãos, que devemos fazer?’ Pedro respondeu: ‘Convertei-vos, e seja cada um de vós batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados, e recebereis, então, o dom do Espírito Santo. A promessa é, de fato, para vós, assim como para os vossos filhos e para todos aqueles que estão longe, todos quantos forem chamados por Deus nosso Senhor.’”

Estava Pedro indicando a sua suposta chefia dos cristãos ao falar aos homens da Judeia? Ou ele, reafirmado a chefia do próprio Cristo estava 'abrindo a oportunidade' àqueles homens - os mesmos que crucificaram Cristo - de se tornarem também cristãos recebendo o espírito santo, como ele próprio havia recebido?
.
- A Segunda Chave -
Esta foi usada por Pedro com os samaritanos. Em Atos 8:14-17, BJ lemos: 

Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ao saberem que a Samaria acolhera a palavra de Deus, para lá enviaram Pedro e João. Estes desceram, pois, para junto dos samaritanos e oravam por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. Porque ainda não viera sobre nenhum deles; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Impunham-lhes, pois, as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo.”

O versículo 20  indica que Pedro é quem tomou a dianteira nessa ocasião. Isso não significa que era o chefe de João, pois ele também "foi enviado". Paulo, Tiago, Judas e outros também tomavam a dianteira, como apóstolos. Eram eles também "chefes"? Não.
Se Pedro fosse "o chefe", ele teria enviado João. Mas o que aconteceu foi que os dois 'foram enviados' juntos. Enviados por quem?
Note que foram "os Apóstolos que estavam em Jerusalém", que serviam como "corpo governante dos cristãos", que enviaram Pedro e João. Não é citado o nome de um Apóstolos em particular, portanto as decisões eram tomadas em conjunto, pelos onze (Judas já não estava mais entre eles), não havendo nenhuma primazia entre eles.
Certamente que as decisões do corpo dos apóstolos era guiada por espírito santo. Eles, como "corpo governante" oravam a Deus por orientações.
Depois de usada esta "segunda chave" não se tem mais notícia de que pedro tenha feito algo diferente digno de nota. De fato, a última menção à Pedro (sem contar as suas duas próprias cartas) está em Gálatas 2:7,8, onde Paulo explicou que ao passo que ele havia sido incumbido de pregar aos incircuncisos, Pedro pregaria aos circuncisos. Depois disso, mais nada.
.
- O Início da Apostasia -
É evidente que, pelo texto bíblico, de Mateus a Apocalipse, não houve uma "igreja cristã", conforme os moldes imaginados pelos católicos no tempo dos apóstolos e também não houve um "chefe" entre eles. 
Por exemplo, João, que escreveu o Apocalipse, foi o último apóstolo vivo. E ele estava vivo até depois do ano 100. Se tivesse que haver um "papa sucessor de Pedro", este seria João. Mas, ao invés disso, os católicos, criaram uma lista, onde quatro pessoas, que não eram apóstolos, "sucederam Pedro e chefiaram a Igreja", mesmo com um apóstolo vivo: Lino, Anacleto, Clemente e Evaristo.
Pelo texto bíblico, os apóstolos encabeçaram a primitiva congregação cristão, até morrerem. Ninguém estava acima deles nas decisões sobre assuntos espirituais. Assim, de onde surgiram aquelas supostas "chefias" da Igreja?
O Apóstolo Paulo havia previsto que, depois da morte dos apóstolos, surgiriam "lobos opressores (ou "cruéis)" que "não tratariam o rebanho cristão com carinho". Assim, lemos em Atos 20:29,30 (Bíblia Ave Maria, católica):
.
"Sei que depois da minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. 30 - Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos."
.
É sobre esses assim chamados "chefes" da Igreja que passaremos a falar a partir da próxima parte deste assunto.
.
.
Continua



Nenhum comentário:

Postar um comentário